O que você está procurando hoje?

Cliente Misterioso: você sabe o que é?

O motivo

Um dos grandes problemas nos estabelecimentos comerciais em geral é o atendimento, certo? Quase todas as pessoas já tiveram algum problema com vendedores, garçons, atendentes, centrais de atendimento telefônico (essas, se não for 100%, está bem perto disso!), gerentes de banco etc. Os diretores e gestores das empresas perceberam que faltava algo para avaliar o atendimento prestado pelos funcionários. Queriam um feedback mais profundo que pudesse medir, de fato, a percepção e o sentimento que os clientes tinham quando consumiam e, também, e principalmente, quando e porque não consumiam. Assim surgiu o Cliente Misterioso (ou Mistery Shopper, em inglês).

Um pouquinho de história nunca é demais: o Cliente Misterioso surgiu na década de 1940, nos Estados Unidos, inicialmente como uma forma de medir a integridade dos funcionários, porém, com o advento da Internet, tudo se tornou mais fácil, inclusive para recrutar pessoas interessadas em atuar como, pois, hoje, quase tudo é feito através da rede mundial de computadores.

Estratégia Mercadológica

Antes de ir ao ponto central, é fundamental entender a importância dessa estratégia mercadológica para as empresas. Medir vendas, por exemplo, não traz a realidade do atendimento. Mesmo que ele seja muito ruim, mas, se o produto for muito bom, o cliente pode vir a comprar o produto. Então, a ideia é conseguir pessoas com o perfil do cliente que, comumente, vai ao estabelecimento para avaliar o atendimento MISTERIOSAMENTE! Assim, seria trazida a realidade nua e crua do sentimento vivido pelo cliente. É uma estratégia avaliativa que proporciona vários insights para a tomada de decisão gerencial.

Money!

A estratégica mercadológica é muito interessante e, realmente, boa para as empresas. E, então, caro (a) leitor (a), você pergunta: como eu posso ter alguma vantagem com tudo isso?

E a resposta é bem simples: as empresas precisam de pessoas dispostas e com perfil para realizarem as avaliações de atendimento. E, para avaliar, é necessário que as pessoas consumam, por exemplo. E existem empresas de todos os tamanhos e setores que precisam ser avaliadas.

Você, por exemplo, pode almoçar, comprar uma roupa, abastecer seu carro, tudo isso, de graça! O que é muito importante é estar atento aos detalhes de como tudo ocorreu: tratamento recebido, espaço físico, instalações e limpeza do banheiro, temperatura do prato (no caso de alimentos) e se tinha a gasolina XPTO no posto de combustíveis. Além de receber o reembolso de tudo que você gastou, um valor extra, pela avaliação realizada, também, é bem comum.

Como funciona? Como faço para ser um?

O funcionamento é o seguinte: você se cadastra no site das empresas que são as contratadas pelas que querem ter o atendimento avaliado. Após o cadastro ser liberado, você deve entrar periodicamente neste mesmo site para verificar se existem avaliações disponíveis na sua cidade e de acordo com a sua disponibilidade de dia e horário. Algumas empresas, também, entram em contato para oferecer – é bastante raro; de modo geral, tem que se buscar as avaliações.

Após, você se candidata para a avaliação de Cliente Misterioso que lhe interessar. Caso seja liberada, você recebe um manual com as instruções necessárias para a realização da avaliação, como perfil a ser seguido, o produto a ser comprado / consumido, horário de funcionamento e da avaliação, comprovantes necessários para comprovar a realização e muitos outros detalhes. Realizada a avaliação, você volta ao site e responde todas as questões com total fidedignidade e anexa os comprovantes. Aí, a empresa avalia suas respostas e valida o questionário ou lhe retorna para algum esclarecimento. Então, e finalmente, você recebe o valor que gastou e, também, se houver, algum valor extra. De modo geral, o pagamento ocorre em até 30 dias.

Quanto se ganha?

Ah… e você quer saber quanto se ganha, certo? Esse valor depende, exclusivamente, de onde você reside, pois, quanto maior a cidade, mais avaliações estão disponíveis. Em uma capital de Estado como Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre ou Recife, por exemplo, fazendo das avaliações uma atividade importante (olhar diariamente os sites, tendo cuidado como os questionários) é possível receber, mensalmente, em torno de R$ 800,00 (principalmente de reembolsos)! Em cidades como São Paulo ou Rio de Janeiro, em torno de R$ 1.200,00, (mais lojas, mais shopping centers). Porém, leitor (a), não se desanime se você mora em uma cidade média ou pequena; existem empresas que precisam que se façam avaliações no país todo, até em cidades muito pequenas. Mas, por exemplo, abastecer o carro é necessário, certo? Se você ganhar o combustível é uma RENDA DIRETA!

Interessou-se?

Leitor (a), se você se interessou, procure em buscadores na Internet os sites e comece a ganhar para fazer coisas que você já faz e poderia ser reembolsado por várias delas, como postos de combustíveis, restaurantes, cinemas, bares, farmácias, redes lanchonetes, lojas de roupas e sapatos, grandes magazines, bancos, sorveterias e até hotéis de luxo!

Links

Ipsos; VidiShopper; Bare International; OnYou, Orange SPP, Shopper Experience, PiniOn.

Livro Educando Seu Bolso

Autor

Quintiliano Campomori é pós-graduado em Negócios, Finanças e Projetos. Atua na área econômico-financeira e é professor universitário desde 2005. Já atuou em bancos, empresas privadas e, atualmente, atua no setor público. Pretende trazer esclarecimentos sobre finanças pessoais, fazer da economia um assunto descomplicado e em pensar o dinheiro como um meio e não um fim. Escreve periodicamente no Educando seu Bolso e participa mensalmente do Geekonomics Podcast.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *