O que você está procurando hoje?

Saldo do Natal e preparo para o Réveillon

Recapitulando nosso último feriado, o Natal… O que mais marcou este momento para você?  Dar presentes ou estar presente?

Feita a pergunta, sendo este o último feriado do ano, propomos como em todo fim de ano avaliar o vivido e planejar o por vir. E queremos neste post propor a você, nosso querido leitor, algumas reflexões… Algumas delas você já pode até ter feito, mas outras podem ser novidade para a saúde e bem-estar do seu bolso em 2016. Vamos lá?

Este não foi um ano fácil… Tivemos desastres naturais, aconteceram atentados terroristas pelo mundo, foi um ano de grande tensão política e recessão econômica, dentre tantos outros acontecimentos.

E, mesmo com uma baixa no consumo deste ano em relação ao anterior, segundo estudos recentes o consumo humano está no seu ápice e as consequências disto são devastadoras. O nosso planeta já ofereceu todos os seus recursos, a economia está no seu limite e as discrepâncias sociais estão maiores a cada dia. Nossa cultura está completamente voltada para o consumo, e as relações, como ficam? Superficiais? Virtuais? São muitas as questões para refletirmos sobre este ano tão intenso e “corrido”. Elencamos então, no que se refere ao seu bolso, três sugestões que o ajudarão a controlar esse consumo desenfreado que vivemos hoje, tomando as rédeas da sua vida e das suas finanças neste ano novinho que inicia em dois dias. Vamos mudar o padrão de pensamento? Mudar a atitude e formar um novo hábito? O hábito do consumo consciente?

Dica 1 – Metas e foco

A curto e longo prazo. Aproveite o balanço de final de ano e escreva, escreva e reescreva o que você realmente quer. Este início de controle financeiro é somente o primeiro degrau de uma conquista muito maior da relação saudável com o seu dinheiro. Com as finanças em equilíbrio você pode pensar até em investir seu dinheiro e fazê-lo trabalhar para você.

Dica 2 – Conhecendo seu orçamento

Busque entender seus hábitos, costumes e rituais. O que você realmente gosta de fazer? O que te dá prazer? O que você não vive sem? Após elencar o que é prioridade, é o momento de traçar as estratégias para o que são despesas fixas e para o que se tornou uma dívida que extrapola o seu orçamento. Detalhe todas as suas dívidas. Dessa forma você pode traçar estratégias para quitá-las em curto, médio e longo prazos.

Dica 3 – Consumo consciente

Já falamos muitas vezes em nosso blog sobre este tema e falaremos sempre, pois quem nunca, mesmo que apenas uma vez, fez uma compra por impulso e se arrependeu depois? Vamos ser racionais no momento de comprar. Cartão de crédito pode ser uma armadilha se você não pretende pagar toda a fatura, e parcelar a compra em muitas vezes não faz você ter mais dinheiro. Caso seja muito difícil usar o cartão com moderação, deixá-lo em casa pode, sim, ser uma opção até o reequilíbrio da sua vida financeira. Quando você domina o dinheiro e controla como, quando e com o que quer gastar, você pode começar a construir suas próprias riquezas. Seja honesto com você mesmo e saia do impulso, foque em gastar o seu dinheiro com coisas que realmente agreguem à sua vida, transformem, somem e que seja um investimento em você, no seu crescimento pessoal.

Sabemos e já mencionamos aqui que a vida financeira não é toda a nossa vida, mas ela é uma ferramenta que proporcionará equilibrar e viver todos os outros campos das nossas vidas, as experiências que queremos, os sonhos e metas que traçamos. A saúde do seu bolso influencia na sua saúde e no seu bom humor, sim. Vamos colocar em nossas metas para este ano novinho que chega o equilíbrio da vida financeira? E que esta não seja uma preocupação e sim um facilitador para vivermos bem tudo aquilo que sonhamos no mais íntimo dos nossos corações? Vamos aproveitar este capítulo que se encerra, este ano de 2015 do qual nos despedimos para voltar para dentro? Não importa se você reza para Jesus, Alá, Adonai ou medita sobre o que disse Buda, Xangô, Iansã ou vai simplesmente conversar consigo mesmo. Quando você dedica alguns tempos para rezar ou meditar você concentra, reúne forças, foca, direciona a sua vida e assume controle de todas as coisas que estão dentro de você e que não te fazem bem, VOCÊ assume o controle e você traça o seu destino, a rota que escolhe navegar.

Com os nossos desejos de um FELIZ ANO TODO, seja bem-vindo 2016!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *