O que você está procurando hoje?

Doar ou vender, a ordem do momento é reciclar, reutilizar, fazer o mundo girar

Após o tão esperado dia das crianças, é chegado o momento de trabalhar alguns conceitos sustentáveis, importantes para toda a vida dos nossos pequenos.  Algo que tdos nós sabemos, mas que na correria do dia-a-dia às vezes deixamos passar.

Cada criança sabe como e em que proporção poderá vivenciar o que vamos propor como exercício em nosso post de hoje, mas a oportunidade de pensar sobre isso já é um grande passo. Estamos tratando aqui de nos desfazermos daquilo que não nos tem utillidade mais, e pode ser de grande utilidade para outra pessoa.

Como já mencionamos aqui, é muito importante explicar para a criança que ela não pode ganhar um brinquedo novo todos os finais de semana e que em alguns momentos a família não poderá adquirir aquela roupa ou sapato. Dessa forma, passado o dia de comemoração das crianças, é chegada uma excelente oportunidade para trabalhar estes conceitos e alguns outros que listamos a seguir, auxiliando na educação financeira dos filhos.

O dinheiro tem o seu valor

Nossos pequenos muitas vezes não sabem diferenciar o que é muito ou pouco dinheiro, eles ainda não construíram este raciocínio, cabe aos pais explicar de forma bem simples o valor de cada coisa adquirida, começando a propiciar neles o a ideia do que é necessário e ensinando a não gastar com coisas supérfluas.

Consciência ao consumir

Uma dica interessante é realizar o registro do que a criança consumir ao longo do dia, de forma simples, mas que pelo menos tenha o nome e o custo do produto. Essa atitude auxiliará a criança a ter mais controle sobre suas contas e a verificar com quais artigos ela gasta mais dinheiro.

Doar o que não se usa mais

Doar periodicamente itens que ela não usa mais é um excelente exercício de cidadania e ainda propicia trabalhar o desapego. Uma boa oportunidade de valorizar que alegria não está no que é material. Momentos em família, por exemplo, e fazer o bem a outro ser.

Trabalhar o espírito empreendedor

Algo muito bom para estimular os pequenos a ver o dinheiro circular e realizar uma poupança ao final desta atividade é realizar um bazar ou colocar à venda em casa, na garagem ou na internet os brinquedos e roupas não usados já há algum tempo. Os pais podem combinar com seu filho que parte do dinheiro arrecadado ele coloca na poupança e a outra parte pode-se gastar da forma que a criança escolher.

Entendemos que o momento econômico atual pode ser pano de fundo para muitos exercícios de cidadania, educação financeira, solidariedade, empreendedorismo entre tanto outros. E é isso que queremos dividir com você, leitor, nossas pesquisas e indagações para tornar toda situação em um momento de ensino-aprendizagem com os nossos pequenos. É mais do que claro que realizar atividades de fazer o bem aos demais proporciona bem-estar em quem realiza. Há estudos que comprovam que praticar boas ações favorece as pessoas a se sentirem mais felizes e realizadas. E os pequenos compreendem que devem cuidar de suas roupas e brinquedos, por exemplo, para mais adiante outra pessoa também poder fazer uso.

Aproveite o final de semana para separar alguns itens sem utilidade em sua casa e levar estes itens a outros que farão bom uso deles!

Livro Educando Seu Bolso

Autor

Lívia Senna é mestre em Gestão e Administração Educacional pela Universidade de Coimbra, em Portugal, e pedagoga graduada pela UFMG. Atua na área de Educação Básica e Ensino Fundamental há 12 anos. Educadora também na área de graduação, concentra seus estudos e pesquisas na área de Educação Financeira para Educação Infantil e Formação de Professores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *