O que você está procurando hoje?

Compras pela internet, quem já aderiu?

Televisão, geladeira, colchões – sim, colchões –, roupas, alimentação… Com os novos tempos as facilitações no dia a dia chegaram a todo vapor! Com a rotina cada vez mais apertada, o trabalhador tem tido cada vez menos tempo para ir de loja em loja pesquisar o que pretende adquirir. Realizar a compra do que precisa pela internet tem sido uma boa opção para estas pessoas… Ou não?

Já tratamos sobre este assunto no nosso blog aqui. Na minha experiência há alguns bons anos, realizo compras pela internet. Sou muito adepta desta prática e hoje em dia compro até mesmo pelo celular. Conversando com amigos, sempre surgem muitas dúvidas:

  • O produto é como na foto?
  • Como sei a qualidade?
  • Qual a garantia?

E como poderíamos utilizar destas facilitações da melhor forma? Em nosso post de hoje apresentamos alguns prós e contras ao realizar uma compra pela internet e damos algumas dicas para fazer este procedimento de forma segura! Vamos a eles?

Aspectos positivos:

Comparativo de preços

Sabemos que, pela internet, em um só clique você pode pesquisar vários preços de um mesmo produto e escolher pelo de menor valor. A competitividade do e-commerce acaba influenciando o preço e favorecendo o comprador.

Análise de outras pessoas

Muitos sites já possuem análise e feedback de compradores daquele produto, o que permite ao interessado verificar a opinião de outras pessoas que adquiriram este mesmo produto.

Sem pressão

É você quem resolve, é você quem bate o martelo. Não há influência externa de um vendedor sugestionando a compra.

Entrega

Na maioria dos sites você já pode acompanhar a entrega da compra através do código gerado e do rastreamento pelos correios.

Preço mais acessível

Muitas vezes na internet conseguimos um preço melhor do que na loja física.

Economia de tempo

Além de economizar tempo e dinheiro ao ir de uma loja para outra, você pode fazer tudo com um simples clique, de qualquer parte do mundo em que estiver, no horário que julgar mais oportuno.

Aspectos negativos

Como pagar

Alguns sites só aceitam cartão de crédito o que às vezes não favorece quem quer utilizar outra forma de pagamento.

Credibilidade

Não há como ter 100% de certeza da compra e da confiabilidade daquele produto. Desta forma tem que se verificar o site, as referências para não viver uma experiência desagradável.

Assumir os riscos – Direito de arrependimento

Toda compra pode ser positiva ou negativa. Quando o produto chega, às vezes a qualidade pode ser diferente do que parecia, o tamanho, entre outros aspectos. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor,  a pessoa que faz compras pela internet tem o direito de se arrepender da compra no prazo de até 7 dias (corridos) após o recebimento do produto ou da assinatura de contrato.

 Taxa de entrega ou Frete

Na compra do produto, a maioria das lojas virtuais cobra por esse serviço. Fique atento, pois em alguns sites, nas compras acima de determinado valor o frete é gratuito.

Entrega

Em algumas compras o período de entrega pode demorar mais do que o esperado e em alguns momentos “prende” o consumidor em casa que tem que ficar em casa naquele período, aguardando a chegada do produto. Diferente de uma loja física, em que às vezes você pode sair com o produto já em mãos. É preciso definir o tempo que o consumidor está disposto a esperar.

Para consulta sobre o Código de defesa do Consumidor, disponibilizamos o link abaixo para que você possa conhecê-lo na íntegra: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8078.htm

Importante: Verifique a veracidade do site antes de enviar suas informações! Antes de adquirir um produto, o consumidor deve procurar informações que atestem que a loja virtual é um ambiente livre de ameaças virtuais.

Fique atento e boas compras!

 

Livro Educando Seu Bolso

Autor

Lívia Senna é mestre em Gestão e Administração Educacional pela Universidade de Coimbra, em Portugal, e pedagoga graduada pela UFMG. Atua na área de Educação Básica e Ensino Fundamental há 12 anos. Educadora também na área de graduação, concentra seus estudos e pesquisas na área de Educação Financeira para Educação Infantil e Formação de Professores.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *