O que você está procurando hoje?

O Gerente Responde: pagamento de juros no Nubank

Nessa semana, o Lucas, leitor do blog, me enviou a seguinte dúvida:

 

Boa noite Daniel, eu fiz o Nubank e fui reler o contrato, e me deparei com a cláusula 7 do contrato, gostaria de saber se ela oferece risco. Obrigado.”

Taí a tal cláusula 7 que ele mencionou:

PARA A POSSIBILIDADE DE OBTENÇÃO DE FINANCIAMENTO DE COMPRAS PARCELADAS, DE RETIRADA DE RECURSOS (SAQUE) E DO SALDO DA SUA FATURA, VOCÊ DESDE JÁ NOMEIA O EMISSOR SEU BASTANTE PROCURADOR COM PODERES ESPECIAIS PARA, EM SEU NOME E POR SUA CONTA, NEGOCIAR E OBTER CRÉDITO PERANTE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS, OUTORGANDO-LHE PODERES ESPECIAIS PARA ASSINAR CONTRATOS DE FINANCIAMENTO, ABRIR CONTA PARA MOVIMENTAR OS VALORES FINANCIADOS, ACERTAR PRAZOS, JUROS E ÔNUS DA DÍVIDA, REPACTUAR TAXAS DE JUROS, EMITIR TÍTULOS REPRESENTATIVOS DO DÉBITO PERANTE AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS, OU AINDA, SUBSTABELECER EM TODO OU EM PARTE O MANDATO OUTORGADO.

Minha resposta:

Existem algumas modalidades de uso do cartão Nubank, que você consegue ao abrir uma conta:

  1. Compras no cartão de crédito em uma parcela;
  2. Compras no cartão de crédito em várias parcelas, financiadas pelo lojista;
  3. Pagamento do valor mínimo da fatura e financiamento do restante (rotativo);
  4. Saques em dinheiro.

Nas duas primeiras, o cartão funciona simplesmente como um meio de pagamento: não existe a contratação de um empréstimo. O Nubank vai simplesmente repassar para o lojista o valor pago quando liquidada a fatura, seja o valor integral (1) ou em parcelas (2). O lojista paga uma taxa para o Nubank para ter o seu recebimento garantido. Essa é a fonte de receita do Nubank.

Nas duas últimas situações, se caracteriza uma operação de crédito: em (3), você, não tendo condições para pagar sua fatura com sua renda, precisa de dinheiro de terceiros para financiar uma parte dela; em (4), você está sacando e usando um dinheiro que não é seu, portanto pegou emprestado de alguém.

O Nubank é um emissor de cartões de crédito. Ele não é uma instituição financeira e, portanto, não pode conceder empréstimos e financiamentos a seus clientes.

Caso aconteça uma das situações que caracterizem empréstimo, como os casos (3)  e (4) que mencionei acima, o Nubank precisa procurar uma instituição financeira parceira para contratar um empréstimo para você, já que ele não pode fazer isso, ele mesmo.

Por isso, ele já prevê em contrato que tenha o direito de fazê-lo. Assim, não vejo nada de abusivo nessa cláusula, tendo em vista a natureza da entidade Nubank, que não pode te financiar ou conceder empréstimos.

Quanto ao risco dessa cláusula, não vejo nada diferente do que os demais cartões oferecem. Tendo qualquer cartão de crédito e não pagando a fatura integral no vencimento, entrará automaticamente no rotativo, caracterizando uma dívida de fato com o emissor do cartão. Dívida essa que terá que ser saldada com o emissor do cartão por meio da contratação de um empréstimo junto a uma instituição financeira.

Se você quer conhecer mais o banco, leia nosso artigo sobre a Nuconta. Além disso, caso você ainda tenha dúvidas sobre qual banco digital mais te atende, nosso simulador de contas digitais pode te ajudar!

197 comentários

    • Obrigado pela visita.
      Sugerimos que faça contato pelo chat do aplicativo, lembrando que não temos qualquer vínculo com qualquer operadora de cartão de crédito.
      Atenciosamente
      Equipe Educando seu Bolso

      Responder
  • Olá, gostaria de saber se não tem o minimo de parcelas sem juros? E se eu receber o cartao e depois me arrepender, teria algum tipo de cobrança por cancelamento? Se alguem puder me convidar, agradeço!

    Responder
    • Olá, Júlio
      Complementando, então, sobre o saldo financiado pela operadora do cartão são cobrados juros, que são muito altos, como nos demais cartões de crédito.
      Obrigado pela visita.
      Atenciosamente
      Equipe Educando seu Bolso

      Responder
  • Boa tarde.

    Isso quer dizer que os juros (independente de porcentagem) só é cobrada quando houver: Pagamento do valor mínimo da fatura e financiamento do restante (rotativo);
    Saques em dinheiro;
    Ou então, pagamento atrasados da fatura.

    É isso?

    E para as compras em 1 parcela ou mais não são acrescidos os juros?

    Responder
    • Isso mesmo Mariana.
      Além das situações que você enumerou, há apenas mais uma possibilidade de pagamento de juros, que é o parcelamento com juros. Não sei se você já passou por isto, mas as vezes, o caixa da loja te oferece um prazo adicional para parcelamento – até 4x sem juros e entre 4x e 8x com juros por exemplo.
      Não preciso nem te dizer pra evitar isto a qualquer custo né?!
      No mais, grande abraço e muito obrigado pela confiança.
      =)

      Responder
  • Boa noite!Eu estava com a pulga atrás da orelha justamente por causa desta cláusula!Obrigado!
    Ainda no assunto, por favor, se puder me responda: o nubank não aprova compras parceladas financiadas pelo emissor. Logo, só podem ser feitas compras financiadas pelo lojista. O lojista pode se negar a realizar a compra parcelada financiada por ele?

    Responder
  • Muito grato pela ajuda.Entrei em contato.Felizmente não fizeram nenhuma compra com meu cartão.Aproveitei para bloquear e solicitar um novo cartão.Abraço

    Responder
  • Boa noite ! Estive em Paris e minha carteira foi furtada.Nela estava meu cartão Nubank.O problema é que não sei como bloquear pois não instalei aplicativo no iphone.E também não me lembro da senha no aplicativo.Como proceder? Esse cartão é válido na europa?

    Responder
    • Puxa vida, Lucas! Que azar, meu caro!
      Sugerimos que entre em contato diretamente com a central de atendimento através do 0800 591 2117 ou do e-mail [email protected]
      Lembrando que o Nubank é um cartão internacional, sim.
      Boa sorte.
      Equipe Educando seu Bolso

      Responder
    • De jeito nenhum Ben, as taxas mesmo do cartão mais barato são algumas vezes maiores do que as de uma aplicação financeira.
      Pague sua fatura integralmente. Abraço.

      Responder
  • Gostei da matéria e fui no site procurar mais informações, mas não encontrei o nome do banco que subsidia a operadora NuBank. De acordo com o contrato, em caso de necessidade de financiar a fatura, os dados serão repassados a uma instituição financeira para operacionalização do parcelamento, mas em nenhum lugar é divulgado qual instituição. Tem como saber?

    Responder
    • Alex, de fato o contrato diz que a operadora se reserva o direito de repassar eventual necessidade de crédito a Instituição Financeira, mas não especifica qual. Nós também não sabemos, até porquê não entendemos como isto faz diferença do ponto de vista do consumidor. A menos que estejamos errados, o que interessa nestes casos é o cumprimento da taxa de juros e demais condições prometidas. Mas, se você quiser nos corrigir, por favor, fique a vontade para explicar a sua lógica.

      Grande abraço e obrigado pelo contato.

      Responder
      • Na realidade, era mais curiosidade mesmo, já que eles usam a transparência como seu carro chefe. Achei meio esquisito usarem o slogan de “nús” e não divulgarem os parceiros. Até porquê, existem pessoas que realmente têm preferência (ou birra) com alguma instituição.

        Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *