ranking maquininha de cartao descontos educando seu bolso

Declaração de Imposto de Renda: fazer logo ou deixar para o último dia?

Começa na semana que vem o prazo de remessa da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) à Receita Federal. Muita gente já deve estar se perguntando o que seria melhor fazer: preencher e entregar tão logo quanto possível ou adiar a entrega para o apagar das luzes¹?

Primeiramente, se você tiver que pagar imposto, ou ainda não tiver nada a restituir, a data de entrega da declaração é indiferente para você. Agora, se você tiver restituição de IRPF, aí essa escolha depende de alguns fatores.

Se você está precisando de dinheiro, corra logo e entregue sua declaração o mais rápido! Quem entrega a declaração logo nos primeiros dias recebe a restituição no segundo ou no terceiro lotes. Isso porque a Receita adota uma ordem de prioridades: primeiro, recebem os idosos com mais de 60 anos e os contribuintes que têm alguma moléstia grave ou deficiência física (o primeiro lote é quase integralmente destinado a esse público). Depois, vêm os demais, que recebem conforme a ordem de entrega da declaração à Receita Federal. Um detalhe: o que vale para a Receita é a data de entrega da última declaração; portanto, se você tiver que enviar uma declaração retificadora, valerá a data desta, e não da original.

O mesmo vale para quem tiver empréstimos bancários para saldar: vale mais a pena correr para entregar e torcer para receber logo a restituição para amortizar essas dívidas. A exceção a essa regra é se você tiver um financiamento habitacional, dentro do Sistema Financeiro de Habitação (produto cujas taxas de juros geralmente são mais baixas do que a taxa Selic, que corrige a sua restituição). Se for esse o caso, não vale a pena receber rápido, uma vez que a taxa de juros de sua dívida será menor que a taxa de juros de sua aplicação (a restituição).

Bom, mas se você não tiver precisando da grana da restituição, muita calma nessa hora: talvez valha a pena adiar ao máximo² a entrega da sua declaração para receber a restituição nos últimos lotes. A sua restituição é corrigida pela taxa Selic efetiva do período, de 1º de maio até a data em que você recebê-la. Como não há incidência de IR e outras taxas, essa remuneração supera várias outras de renda fixa, como a da poupança, dos CDBs e mesmo dos títulos do Tesouro Direto. Pra se ter uma ideia, a expectativa de mercado para a taxa Selic em 2015 é de 12,84% ao ano. Nada mal, não?

Então é isso: veja em qual dessas situações você se enquadra e faça a sua declaração conforme melhor lhe convier.

 

¹ A entrega da declaração vai de 2 de março ao último segundo do dia 30 de abril.

² Mas não tome o “adiar ao máximo” ao pé da letra: se você deixar mesmo para o apagar das luzes do dia 30 de abril e não conseguir enviar até o final do dia, terá que arcar com multa, que é de 1% ao mês sobre o imposto devido, sendo o valor mínimo de R$165,74. Inexistindo imposto devido, aplica-se a multa pelo valor mínimo.

46 comentários

    • Frederico Torres

      Que legal Aurea, ficamos muito felizes!

      Muito obrigado. Podendo, peço que nos ajude a divulgar, ok?!

      Grande abraço e conte conosco no que precisar.

      =)

      Responder
  • Olá!
    Sou deficiente física, mas entreguei a Declaração no ultimo dia.
    Consultei o 1 lote hoje e aparece a mensagem: Declaração processada. Em fila de restituição.”
    Isso quer dizer que não vou receber no 1 lote?
    Obrigada,

    Responder
    • Quintiliano Campomori

      Prezada Érika, obrigado pela sua mensagem.
      Exatamente, o status “em fila de restituição” significa que sua declaração está OK, porém, para que você receba no 1o lote deveria constar o banco e a agência que você indicou para a restituição. Assim, aguarde os próximos lotes.
      Atenciosamente,
      Quintiliano Campomori
      Educando seu Bolso

      Responder
  • Boa noite fiz minha declaração no dia 28/04/2016 não consigo ver se estou no 7 lote, dá que se encontra no banco de dados da receita,e minha situação é regular, alguém consegue ver se vai receber dia 15/12

    Responder
  • boa noite, fiz 3 declaração em novembro de 2016 anos 2013 ,2014 e 2015 em ambas tenho que restituição a receber quando sera que vou receber…muito obrigado

    Responder
  • Quem entregou a declaração dia 26 / 04 tem chances de receber no lote de outubro ou somente no de novembro? E a informação de que está” processada em fila de restituição” significa que está tudo correto com a declaração e não existem pendencias?

    Responder
    • Frederico Torres

      Oi Glenda.

      Acho que tem chance de vir em outubro sim, mas mesmo se vier em novembro, lembre-se que a grana vem corrigida pela Selic cheia, o que é uma ótima aplicação.

      “Processada em fila de restituição” quer dizer que está ok sim. Que bom, sem problema de malha fina, sinal que você fez um bom trabalho ao declarar.

      Grande abraço e obrigado pela confiança.
      =)

      Responder
  • Nunca tinha fiz imposto de renda nunca atingiu esse ano de 2016 meu cpf foi cancelado porque não tinha feito a declarao ai em julho procurei uma pessoa ela me ajudou . Eu tenho 1.800 de restituicao só vou receber em dezembro no último lote desde já obrigada.

    Responder
    • Frederico Torres

      Oi Arlinda, pra não ter seu CPF cancelado, você precisa fazer uma declaração de isenta quando não for fazer a DIRPF.

      De qualquer maneira, fico feliz que a situação tenha se regularizado.

      Grande abraço e obrigado por compartilhar.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *