O que você está procurando hoje?

Vale a pena ter mais de um cartão de crédito?

Quem acompanha o blog já leu vários textos falando sobre o uso do cartão de crédito. Eu mesmo escrevi um, alguns anos atrás. Resolvi voltar ao tema inspirado pela minha querida Tia Zizinha, que dias atrás me falou assim:

– Ontem eu estava em um café, e reparei quando a moça na mesa ao lado foi pagar a conta. Ela havia tomado só um café, mas resolveu pagar com cartão. Tirou da bolsa uma carteira com vááários cartões. Foi passando um por um, até escolher o cartão certo. Como é que pode? Eu ficaria louca cuidando de tantos cartões. Como eu não tenho muito dinheiro, tenho um cartão só. O que você acha disso? Você deveria escrever sobre esse assunto no blog.

.

Boa ideia.

Eu uso muito cartão de crédito. Tenho mais de um. Mas sempre que vou falar nesse assunto, faço a ressalva: cartão de crédito é como faca; é muito útil, às vezes é insubstituível, mas se a pessoa não usar com cuidado, pode se machucar muito.

Vou, então, falar de vantagens, desvantagens, riscos e cuidados.

.

Vantagens

-Prazo para pagar as despesas – 1. Se a pessoa não tiver o dinheiro na hora, pode comprar antecipadamente, em caso de necessidade ou para aproveitar uma oferta.

-Prazo para pagar as despesas – 2. Mesmo tendo o dinheiro, a pessoa pode pagar no cartão e manter seu dinheiro aplicado durante os 10 a 40 dias de prazo.

-Acúmulo de milhas. A maior parte dos cartões permite acumular milhas, que podem ser trocadas por produtos e serviços.

-Dinheiro de volta. Algumas operadoras permitem que você receba de volta parte do que gastou. Já falamos sobre isso aqui.

-Segurança. Você não precisa andar com dinheiro vivo ou cheque.

-Praticidade. Várias despesas reunidas em uma só fatura, com uma só data de vencimento.

-Informação. A fatura do cartão é uma fonte importante de informações sobre seu perfil como consumidor. Ela diz muito sobre você, use-a para seu autoconhecimento.

 

Cartão de crédito com anuidade zero!

No Banco Pan você tem direito a uma conta digital grátis e um cartão de crédito sem anuidade e cheio de benefícios. Além de limite emergencial e empréstimo pessoal, tudo pelo aplicativo! Clique aqui e confira!

 

.Desvantagens e riscos

-Prazo para pagar as despesas – 3. Pois é, o prazo aqui entra como vilão. A pessoa não tem o dinheiro, mas quer comprar algo. Compra e depois vê como faz. Repete essa insanidade algumas vezes por mês e, quando chega a fatura, não tem dinheiro para pagar, entra no cheque especial ou no rotativo do cartão. Ruína. Não entre nessa!

-Anuidade. Alguns cartões cobram anuidades caras. Outros oferecem 1 ano de anuidade grátis, mas no ano seguinte começam a cobrar. As parcelas chegam silenciosas, a pessoa vai pagando caro sem perceber. Por isso é importante ficar de olho. E negociar, sempre!

-Clonagem e invasões. Todo mundo está sujeito a isso. Por isso é bom sempre olhar a fatura, mesmo antes de ela chegar, pelo site do banco, para ver se não há nenhuma compra estranha.

.

Cuidados para se ter UM cartão

-Disciplina para consumir. A pessoa não pode ter o mau hábito de fazer compras por impulso.

-Disciplina para controlar as despesas. Mesmo que compre com cuidado, é preciso anotar todos os dias – literalmente! – as despesas em algum lugar. Um caderno, uma planilha Excel, um aplicativo, não importa onde, é preciso anotar.

.

Cuidados para se ter MAIS DE UM cartão

-Todos os cuidados acima, multiplicados pelo número de cartões.

-Disposição para gerenciar não apenas as faturas, mas as ocasiões adequadas para usar cada cartão.

.

Tenho um amigo que deve ter mais de 10 cartões. Um que acumula mais milhas, outro que dá desconto na livraria, outro no supermercado, outro que devolve dinheiro, e por aí vai. Às vezes ele usa dois na mesma compra! O supermercado onde ele faz compras dá descontos em alguns produtos, quando você paga com o cartão do próprio estabelecimento. Aí ele usa um cartão só para os produtos em oferta, e os demais ele paga com outro cartão, que acumula mais milhas.

Tia Zizinha ficaria louca com isso. Eu não teria paciência. Mas meu amigo até se diverte com essas manobras.

É isso. Para quem tem disposição, ter mais de um cartão pode ser vantajoso. Para quem não tem, melhor não mexer com isso. E para todo mundo, a recomendação é a mesma: disciplina!

Leia também: Como conseguir cartão de crédito de negativado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *