O Gerente Responde: Aposentadoria para autônomos

O Gerente Responde: Aposentadoria para autônomos

Eu e meu marido somos autônomos,tenho 43 anos e meu marido tem 41 anos. Só fui registrada por 2 anos em minha vida. Qual a melhor forma de pagarmos um plano de aposentadoria? Agradeço.
Sandra Morais
Sandra,
Se a sua única fonte de renda é o seu trabalho autônomo, em caso de você ficar impossibilitada de trabalhar temporária ou permanentemente, você não terá acesso ao benefício previdenciário previsto no sistema do INSS, bem como não poderá se aposentar, o que garante uma renda vitalícia, Sendo assim, minha sugestão é que vocês procurem um bom advogado previdenciário para que ele possa traçar um cenário para vocês em relação à situação de vocês frente ao Regime Geral de Previdência Social.
Além disso, vocês precisam manter uma poupança sempre disponível para eventuais problema, já que não contam com renda de salários. Além disso, é fundamental que acumulem um patrimônio que possa garantir uma velhice minimamente confortável.
Eduardo Coutinho

Autor

Eduardo Coutinho
Doutor e Mestre em Administração com ênfase em Finanças pelo CEPEAD/UFMG, especialista em Comércio Exterior e Bacharel em Ciências Econômicas UFJF. Coordenador do curso de Graduação em Administração da Faculdade Ibmec de Minas Gerais. Professor Adjunto dos cursos de Graduação em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Relações Internacionais, bem como dos cursos de pós-graduação (MBA e CBA) do Ibmec/MG. Tem experiência em gestão e consultoria em Administração Financeira, Mercados Financeiros, Análise de Eficiência Operacional e Negócios Internacionais. Ficou em 2. lugar no prêmio IBGC de Governança Corporativa na Categoria Pleno em 2003, bem como orientou os trabalhos vencedores nas categorias Júnior e Pleno em 2004 e 2005, respectivamente. Possui artigos publicados no Brasil e no exterior sobre finanças. Possui mais de 10 anos de experiência em mercado financeiro, tendo sido servidor do Banco Central entre os anos de 1994 e 2001. Profissional CFP® e Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *