Entrevista: Crianças e Férias!

Entrevista: Crianças e Férias!

Convidada pela Jornalista Natalia Furtado, concedi à Radio CBN, sede Rio de Janeiro uma entrevista sobre Soluções criativas e econômicas  para atividades de férias com as crianças no momento de crise que o país atravessa.

Em uma conversa por telefone, a entrevista aconteceu e falamos sobre muitos dos principais aspectos que envolvem a vida financeira na vida da criança, se devemos tratar sobre este assunto com os pequenos ou não, como abordar o tema. Dentro de tudo o que venho estudando e pesquisando, a criança de hoje é imediatista, tem pouca paciência e uma grande necessidade de experimentar algo novo todos os dias. Então, para realizar algo de fato, ela precisa estar interessada, ver algum sentido naquilo e ter gosto ao fazer. Este é o grande segredo para viver férias tranquilas em casa, começar por atividades que elas mesmas gostem e elaborar junto com elas coisas que podem realizar juntas ou sozinhas.

Recordei-me então da minha infância, quando não podíamos viajar durante todas as férias, apenas uma parte, e na outra ficávamos em casa.

Na minha infância minha mãe sempre criou algo criativo para realizarmos todos os dias e em pesquisa para escrever as colunas para o meu blog, é nítido que os tempos mudaram, mas a necessidade de a criança realizar atividades diferentes e interessantes é atemporal.

Algumas brincadeiras e atividades inesquecíveis da minha infância dentro de casa:

  • Fazíamos o aniversário da boneca. Naquele dia, eu, meus irmãos e vizinhos fazíamos brigadeiro, enrolávamos, decoramos a área externa lá de casa, para ao final do dia fazer a festinha.
  • Tinha dia que era o dia do supermercado e nossa sala de estar se transforma em vendinhas, com embalagens de produtos já usadas e limpas, dinheiro de brinquedo e muita diversão.
  • A vovó ensinava as netinhas a costurar e tínhamos que bordar todo um avental até o final da semana.
  • Tinha um dia específico de cinema com pipoca.

Para os dias de hoje, outro exemplo é realizar pesquisas, sobre temas de interesse da criança.

  • “Antes de ir ao zoológico vamos descobrir dois bichos de hábitos noturnos e um diurno? Vamos à Biblioteca Pública pesquisar?” Dê acesso ao conhecimento e vivencie junto com o(a) seu(sua) filho(a). Depois conheçam o animal estudado em outro momento das férias.
  • As experiências na cozinha também são divertidíssimas e rápidas de verificar o resultado do esforço da própria criança. Eleja o que ela gosta de comer e trabahe a possibilidade de experimentar novos alimentos. Leve-a ao supermercado com você, façam juntos uma pesquisa de preço das coisas que vão comprar, aproveite para trabalhar matemática financeira…
  • Nesta época, em que é o período de organizar a lista de material escolar, dê a oportunidade de o seu filho participar, etiiquetando os cadernos, ajudando a organizar e reaproveitar aquele material que ainda está bom.

São inúmeras as habilidades e competências que podem ser trabalhadas com as crianças em uma simples atividade como separar o feijão bom do ruim e depois fazer uma colagem com aquele feijão que iria para o lixo. A criança é uma argila, a ser moldada por nós educadores e em especial as nossas de hoje estão ávidas pelo conhecimento.

A entrevista na íntegra você acompanha amanhã, sábado, 19/12, nos programas da manhã e nos programas da tarde da Rádio CBN – RJ http://cbn.globoradio.globo.com/Player/playerAoVivoRJ.htm e posteriormente vai para o site deles.

Autor

Lívia Senna
Lívia Senna é mestre em Gestão e Administração Educacional pela Universidade de Coimbra, em Portugal, e pedagoga graduada pela UFMG. Atua na área de Educação Básica e Ensino Fundamental há 12 anos. Educadora também na área de graduação, concentra seus estudos e pesquisas na área de Educação Financeira para Educação Infantil e Formação de Professores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *