Aos viajantes com destino a…

Aos viajantes com destino a…

Último dia de aula hoje na maioria das escolas de Belo Horizonte… Férias! Tão esperadas pelas crianças e temidas por alguns pais. Já tratamos deste tema aqui e demos sugestões do que fazer com a criançada em casa, com aqueles que não podem viajar… Nosso post de hoje está destinado aos viajantes, que estão com as malinhas prontas com destino a… desfrutar das suas férias sem prejudicar o seu bolso!

Listamos, então, dicas de viagem! Prepare o bloco de notas e anote o que considerar interessante! Lembrando-se sempre que qualidade muitas vezes é mais importante do que quantidade… Com quem e onde você está, sendo intenso e prazeroso, com certeza será inesquecível!

  1. A família deve ter bem definidos os objetivos da viagem: descanso, lazer, passear, conhecer novos lugares. Dentro do que se espera da viagem, reúna-se com todos e estabeleçam juntos os locais que podem ser visitados, dentro do orçamento familiar.
  2. Valor deste passeio em família. Após estabelecido o destino, liste todos os valores: hotel, transporte, alimentação, passeios. Separe sempre uma reserva para possíveis imprevistos, evitando assim dores de cabeça.
  3. Ao optar pela compra de um pacote pronto, que é pago em prestações, tente “encaixar” estas prestações dentro do orçamento, lembrando-se dos compromissos futuros para equilibrar e não sobrecarregar o orçamento.
  4. A pesquisa auxilia muito a economizar, quando você pode descobrir que, às vezes, o restaurante da rua principal da praia oferece a mesma lagosta do restaurante de duas ruas mais distantes.
  5. Verifique os gastos, planejando a viagem de forma a ser algo para desfrutar e não contrair dívidas futuras e trazer novas preocupações.
  6. Respeite o seu orçamento, mudando o programa em família, se necessário, ou reduzindo os dias. O objetivo aqui é descanso e não novas preocupações.
  7. Tenha em mente considerar escolher uma viagem mais econômica, optar por uma diversão mais barata, que proporcione mudança de atividade a você e aos seus familiares. Foi apontado por muitos estudos que mudar de atividade é uma forma de descansar.
  8. Pesquise o local a ser visitado e todas as atrações turísticas antes de chegar lá. Reúna com a família e planeje quais irão escolher.
  9. Em relação à alimentação, evite comprar coisas de ambulantes na rua ou praia. Prepare e leve de casa, lanches simples e saudáveis, que cumprem com o mesmo objetivo.
  10. Faça combinados com as crianças, incentive-as a levar um dinheiro do próprio cofrinho, para comprar uma ou outra coisa, como, por exemplo, um picolé em um dos dias e ajudar dessa forma nos gastos com a viagem. Explique o que poderá ser incluído dentro dos gastos diários e o que não poderá, evitando dessa forma desentendimentos entre vocês.
  11. Avalie a experiência em família e liste os aspectos positivos e negativos para superar no próximo ano. Considere planejar a viagem em família com a maior antecedência possível. Quanto antes começar o planejamento, mais opções de preços, horários e promoções você poderá encontrar.

Como dissemos inicialmente, descansar a cabeça depende muito do seu estado de espírito e das companhias com quem você escolhe estar, mais importante até mesmo que o destino da viagem!

De malas prontas, desejamos a você uma boa viagem!

Autor

Lívia Senna
Lívia Senna é mestre em Gestão e Administração Educacional pela Universidade de Coimbra, em Portugal, e pedagoga graduada pela UFMG. Atua na área de Educação Básica e Ensino Fundamental há 12 anos. Educadora também na área de graduação, concentra seus estudos e pesquisas na área de Educação Financeira para Educação Infantil e Formação de Professores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *