Baixa renda endividada

Baixa renda endividada

Segundo informações do Banco Central, os brasileiros de renda mais baixa são os que mais se comprometem com dívidas, e os mais inadimplentes.

Os detalhes dos números são impressionantes e preocupantes. Dos 56 milhões de pessoas que têm dívidas bancárias, 35 milhões ganham até 3 salários mínimos. O valor médio das dívidas dessas pessoas é de mais de R$ 25 mil! Muitas dessas dívidas foram contraídas nas modalidades mais caras, como o cheque especial e o cartão de crédito. Com isso, boa parte da curta renda dessas pessoas está indo para o ralo dos juros e despesas financeiras.

Seria uma característica inerente à maioria das pessoas – independentemente da classe econômica a que pertencem – ambicionar até o limite do que podem arcar, e, assim, frequentemente exceder o limite?

Isso está diretamente relacionado à falta de educação financeira. Para solucionar ou evitar essa situação, não há segredo: conhecer sua realidade financeira, organizar-se, planejar, ter disciplina.

 

Assine nosso Podcast no

CastBox - Download from Google Play

Autor

Frederico Torres
Profissional do mercado financeiro há 20 anos e interessado em como fazer o $$$ parte de nossa vida de forma mais saudável.

2 comments

  • Olá Frederico,

    Meu nome é Janaína, moro de aluguel, vou mudar para uma outra casa,que o proprietário deixou por meu negocio – espaço de sobrancelhas, vou usar a sala da casa – não possuo clientela nehuma , terei que adquirir . Também a rua é bem residencial.
    Minha intenção é pegar uma maquina de passar cartão de imediato, por enquanto não abri nenhum negocio formal tipo MEI na prefeitura, tenho receio das burocracias e toda a grana que tinha já investi em materiais e insumos .
    O que você me aconselha ?

    Responder
    • Frederico Torres

      Obrigado pelo contato Janaína.
      Olha, morar de aluguel não é problema algum viu. Pelo contrário, pode ser financeiramente vantajoso, tendo em vista que na maioria das vezes é mais barato do que pagar juros no crédito imobiliário.
      Quanto ao negócio, de fato a localização do novo imóvel ser bem residencial deve te exigir um esforço a mais para atrair as clientes. A burocracia é mesmo bastante chata e infelizmente para isto não temos remédio por aqui. Já quanto à maquininha, nesta podemos te ajudar. Visite http://educandoseubolso.blog.br/compare-maquinas-de-cartao-de-credito/ e escolha a mais barata/interessante para você.
      Grande abraço e obrigado pela confiança, Frederico

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *