O que você está procurando hoje?

Como calcular os custos de se ter um carro?

Há algumas semanas gravei o vídeo da entrevista que o blog concedeu ao SINDLOC-MG, Sindicato das Empresas Locadoras de Automóveis do Estado de Minas Gerais, sobre os custos para se manter um carro (confira no fim do post). Hoje trago o artigo, que tem algumas informações a mais, incluindo uma tabela que eu criei para facilitar os cálculos.

Esse assunto é sempre relevante, já que o carro é uma das paixões do brasileiro. E é uma paixão que custa cada vez mais dinheiro! Recentemente publicamos um comparador para ajudar na escolha do combustível que sai mais barato, ou menos caro. Essa ferramenta, junto das dicas para se calcular TODOS os custos que envolvem o carro, podem ajudar a economizar uma graninha boa a cada ano.

Além disso, trago a resposta a uma pergunta feita ao Educando Seu Bolso sobre os custos de manter um carro.

Economia

Quanto custa manter um carro por ano?

Por Camila Bahia Braga

Um carro para uso pessoal traz conforto, facilidades e a sensação de que se locomover é mais fácil. Quando somados todos os gastos que um veículo traz consigo, no entanto, o orçamento pode sugerir outros meios de transporte. Para o administrador Ewerton Veloso, o mais importante para a decisão de ter um carro é o autoconhecimento. O motorista deve se conhecer, conhecer seus hábitos, suas necessidades, conhecer o seu veículo e o tipo de manutenção que ele exige. Para ilustrar as diferenças entre cada motorista, para além dos custos básicos e comuns a todos, como IPVA e combustível, o administrador cita o próprio exemplo. “Cada motorista vai ter seu perfil de vida e suas particularidades. No meu caso, eu rodo cerca de mil quilómetros por mês em estrada e 600 quilómetros na cidade. Mas a estrada em que dirijo é cercada de mineradoras e o pó de minério danifica a correia dentada do carro, exigindo que eu tenha que trocar a correia dentada mais vezes que outro motorista”, conta Veloso. É comum que os motoristas não calculem exatamente quanto gastam com seu próprio transporte, desconsiderando que outras alternativas, corno o uso

do transporte público diariamente e o uso de táxis e de carros alugados para lazer, por exemplo, possam ser mais benéficas ao bolso. Entre os custos mais esquecidos estão as multas de trânsito, os estacionamentos pagos e os gastos com manutenção. “Tudo entra como custo do carro. Tem que abrir uma planilha, jogar tudo lá, sem esquecer de nada, para saber o valor real que se gasta por mês e, consequentemente, por ano, com um veículo”, explica.

Item Custo Periodicidade Custo Anual Custo Mensal
IPVA 1.200,00 Anual 1.200,00 100,00
Seguro 1.200,00 Anual 1.200,00 100,00
Gasolina 480,00 Mensal 5.760,00 480,00
Troca da correia 600,00 15 meses 480,00 40,00
Troca de óleo 120,00 3,125 meses 460,80 38,40
Troca dos pneus 1.400,00 25 meses 672,00 56,00
9.772,80 814,40

RENDIMENTO

A ideia de que é necessário conhecer o próprio veículo ganha força especialmente no momento de calcular os gastos com combustível. Para saber o rendimento do carro, basta encher o tanque e zerar o odômetro. Se a capacidade do tanque do seu veículo é de 45 litros, por exemplo, assim que o tanque esvaziar você deve dividir os quilômetros rodados (desde o momento em que zerou o odômetro) por 45 – dessa forma, saberá quantos quilômetros seu carro roda por litro. Em caso de canos fiex, o mesmo procedimento deverá ser realizado para descobrir o rendimento com álcool e com gasolina.

CUSTOS

Alguns dos gastos de ter um carro são comuns a todos, como o IPVA, pago anualmente, o combustível e o seguro obrigatório. Entre os gastos opcionais

estão a contratação de outros seguros e os custos com manutenção, como troca de óleo, de pneus, de pastilha de freio, de correia dentada, e assim por diante. Apesar de não serem considerados gastos inevitáveis, é importante lembrar que uma boa e constante manutenção do veículo colabora com a durabilidade, a segurança e o valor no mercado. Ewerton Veloso ressalta que dirigir cotidianamente na cidade implica em outros custos indesejados, como o pagamento de estacionamento e multas de trânsito. Apesar do esforço em evitar am-bos os custos, ocasionalmente eles ocorrem e, nesse caso, também devem ser incluídos no gasto total com o veículo.

NA PONTA DO LÁPIS

No intuito de incentivar que as pessoas calculem se vale ou não a pena ter um cano e qual o custo real disso, o administrador Ewerton Veloso publicou no blog Educando seu Bolso, do qual é colunista, uma tabela com os gastos que ele mesmo tem com seu veículo. Como afirmou, cada pessoa deve adaptar os custos à sua própria realidade para chegar ao seu próprio valor. “Meu carro representa um gasto de 800 reais por mês. No meu caso específico, eu prefiro arcar com esse custo, por questões pessoais. Mas muitas vezes as pessoas vão chegar a outra conclusão depois de colocarem os valores no papel, então dá um pouco de trabalho, mas é necessário”, aponta Veloso. “Tenho um casal de amigos que, depois de organizar e somar tudo, viu que não valia a pena ter carro. Hoje eles vão a pé para o trabalho, usam táxi quando saem à noite e alugam um carro, eventualmente, para fazer uma viagem no final de semana, por exemplo”, conclui.

* Você pode ler o artigo na íntegra aqui: Página 1, Página 2.

“Escutei o programa em que você dizia que carro não é investimento e que, pelo contrário, gera muita despesa. Fiquei bastante interessada. Tenho um Honda Fit 2012 Dx 1.4 flex financiado. Você pode me ajudar a entender quanto exatamente me custa o meu carro?”
JAQUELINE – POR E-MAIL

Toda vez que mostro esta conta para uma pessoa pela primeira vez, ela se assusta. Portanto, prepare-se, pois se você colocar tudinho na ponta do lápis, verá que manter um carro é muuuito caro.

Considerando a desvalorização do automóvel, despesas de manutenção, combustível para 10 mil quilômetros rodados no ano, taxas como IPVA, licenciamento e seguro obrigatório, além do próprio seguro do veículo e o custo financeiro, que são só os juros que você paga no seu financiamento. Note bem, não considerei o valor total da prestação, apenas os juros. Mas chega de suspense. No caso da leitora acima, o carro custa a ela nada mais nada menos que R$ 21 mil por ano! Aposto que é bem mais do que ela imaginava.

E você? Já colocou no papel quanto o seu carro lhe custa por ano?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *