O que você está procurando hoje?

O Gerente Responde: pagamento de juros no Nubank

Nessa semana, o Lucas, leitor do blog, me enviou a seguinte dúvida:

 

Boa noite Daniel, eu fiz o Nubank e fui reler o contrato, e me deparei com a cláusula 7 do contrato, gostaria de saber se ela oferece risco. Obrigado.”

Taí a tal cláusula 7 que ele mencionou:

PARA A POSSIBILIDADE DE OBTENÇÃO DE FINANCIAMENTO DE COMPRAS PARCELADAS, DE RETIRADA DE RECURSOS (SAQUE) E DO SALDO DA SUA FATURA, VOCÊ DESDE JÁ NOMEIA O EMISSOR SEU BASTANTE PROCURADOR COM PODERES ESPECIAIS PARA, EM SEU NOME E POR SUA CONTA, NEGOCIAR E OBTER CRÉDITO PERANTE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS, OUTORGANDO-LHE PODERES ESPECIAIS PARA ASSINAR CONTRATOS DE FINANCIAMENTO, ABRIR CONTA PARA MOVIMENTAR OS VALORES FINANCIADOS, ACERTAR PRAZOS, JUROS E ÔNUS DA DÍVIDA, REPACTUAR TAXAS DE JUROS, EMITIR TÍTULOS REPRESENTATIVOS DO DÉBITO PERANTE AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS, OU AINDA, SUBSTABELECER EM TODO OU EM PARTE O MANDATO OUTORGADO.

Minha resposta:

Existem algumas modalidades de uso do cartão Nubank, que você consegue ao abrir uma conta:

  1. Compras no cartão de crédito em uma parcela;
  2. Compras no cartão de crédito em várias parcelas, financiadas pelo lojista;
  3. Pagamento do valor mínimo da fatura e financiamento do restante (rotativo);
  4. Saques em dinheiro.

Nas duas primeiras, o cartão funciona simplesmente como um meio de pagamento: não existe a contratação de um empréstimo. O Nubank vai simplesmente repassar para o lojista o valor pago quando liquidada a fatura, seja o valor integral (1) ou em parcelas (2). O lojista paga uma taxa para o Nubank para ter o seu recebimento garantido. Essa é a fonte de receita do Nubank.

Nas duas últimas situações, se caracteriza uma operação de crédito: em (3), você, não tendo condições para pagar sua fatura com sua renda, precisa de dinheiro de terceiros para financiar uma parte dela; em (4), você está sacando e usando um dinheiro que não é seu, portanto pegou emprestado de alguém.

O Nubank é um emissor de cartões de crédito. Ele não é uma instituição financeira e, portanto, não pode conceder empréstimos e financiamentos a seus clientes.

Caso aconteça uma das situações que caracterizem empréstimo, como os casos (3)  e (4) que mencionei acima, o Nubank precisa procurar uma instituição financeira parceira para contratar um empréstimo para você, já que ele não pode fazer isso, ele mesmo.

Por isso, ele já prevê em contrato que tenha o direito de fazê-lo. Assim, não vejo nada de abusivo nessa cláusula, tendo em vista a natureza da entidade Nubank, que não pode te financiar ou conceder empréstimos.

Quanto ao risco dessa cláusula, não vejo nada diferente do que os demais cartões oferecem. Tendo qualquer cartão de crédito e não pagando a fatura integral no vencimento, entrará automaticamente no rotativo, caracterizando uma dívida de fato com o emissor do cartão. Dívida essa que terá que ser saldada com o emissor do cartão por meio da contratação de um empréstimo junto a uma instituição financeira.

Se você quer conhecer mais o banco, leia nosso artigo sobre a Nuconta. Além disso, caso você ainda tenha dúvidas sobre qual banco digital mais te atende, nosso simulador de contas digitais pode te ajudar!

197 comentários

  • Oi gostaria de saber quanto de juros eu irei pagar em 15 dias de atraso. O juros do meu cartão é de 12%. E gostaria de saber logo o valor. O valor que eu vou pagar é de 1350.
    Nunca atrasei vou precisar atrasar agora por motivos maiores.

    Responder
        • Olá Bruna, obrigado por sua mensagem.
          Para podermos dar uma resposta precisa, nós precisamos que você consulte no próprio aplicativo qual a taxa de juros aplicada a você. Segundo o site do próprio Nubank, os juros do crédito rotativo variam entre 2,75% e 14,00% ao mês + uma multa por atraso de 2%. Dê uma olhada nas suas taxas e aí, calculamos para você! Aguardamos seu retorno!
          Quintiliano Campomori
          Educando seu Bolso

          Responder
  • Oi boa noite eu gostaria de tirar algumas dúvidas, eu atrasei minha fatura por treze dias, o valor da minha fatura era de 485.00 reais, e me cobraram 606.00 reais, só de juros que no total deu 1.091.00 reais, isto está correto? Ê gostaria de saber se até os dias não úteis como sábado e domingo são cobrados? Me responda urgente por favor.

    Responder
    • Prezada Nilvana, obrigado por sua mensagem.
      Os dias não úteis como sábados, domingos e feriados contam para fins de juros.
      De fato, está um pouco estranho se, de fato, foram apenas 13 dias de atraso. Conforme o site que consta o contrato do Nubank, os juros do crédito rotativo varia entre 2,75% e 14% ao mês + 2% de multa de atraso + 1% de mora ao mês. Sugiro que você entre em contato com o Nubank pelo chat ou por e-mail e reporte sua situação.
      Quintiliano Campomori
      Educando seu Bolso

      Responder
    • Samandha, obrigado por sua mensagem.
      Os juros do cartão Nubank variam de cliente para cliente. Nesta data, 30/05/2018 está entre 2,75% – 14,00% ao mês.
      De juros você pagará, assim, entre R$ 13,94 e R$ 70,98.
      Quintiliano Campomori
      Educando seu Bolso

      Responder
  • Olá!
    Gostaria de saber qual é o valor (%) do juros para uma compra parcelada, já que o estabelecimento me informou que poderia fazer em até 12x, com acréscimo dos juros do cartão. Obrigada.

    Responder
    • Olá Selma, obrigado por sua mensagem.
      Para fazermos o cálculo para você, precisamos que você nos informe os juros praticados pelo cartão de crédito. Essa informação você encontra na sua fatura que pode variar entre 2,75% – 9,75% ao mês.
      Quintiliano Campomori
      Educando seu Bolso

      Responder
  • Boa tarde, gostaria de tirar uma dúvida.
    O vencimento da minha fatura é hoje, mas só vou conseguir efetuar o pagamento amanhã. 1 dia de atraso. Quanto de juros por esse 1 dia eu devo pagar?

    Responder
    • Obrigado pela visita, Raquel.
      Você deve pagar o juro vigente pró rata (1/30) mais IOF cobrado pelo governo sobre empréstimos.
      Mas posso te dar uma sugestão? Entre em contato com o Nubank e tente negociar esta data. Se você for uma boa cliente certamente terá chance de conseguir uma prorrogação.
      Espero ter sido útil.
      Atenciosamente
      Equipe Educando seu Bolso

      Responder
    • Prezado José Cícero, obrigado pela sua mensagem.
      Você até pode deixar débitos para próximos meses. Contudo, você não deve deixar. Os juros dos cartões de crédito são os maiores do mercado.
      Quintiliano Campomori
      Educando seu Bolso

      Responder
    • Prezada Isabelle, obrigado pela sua mensagem.
      Se o parcelamento for feito pela loja não há juros.
      Se o parcelamento for feito pelo cartão, cada cliente paga uma taxa específica. Você consegue verificar na opção “Minha Conta”.
      Quintiliano Campomori
      Educando seu Bolso

      Responder
  • Eu tenho uma dúvida. Deve ser meio besta essa pergunta. Mas é o primeiro cartão de crédito que tenho. Se eu atrasar durante alguns dias o pagamento da parcela, e vir juros. Ele vem só no mês que atrasei mesmo? Ou vem mais alguma taxa nos outros meses também?

    Responder
    • Olá Cleiton, obrigado pela sua mensagem.
      Se você pagar com atraso de alguns dias, na próxima fatura virão os juros do período. Além dos juros, há a cobrança do IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros) de 0,38%.
      Quintiliano Campomori
      Educando seu Bolso

      Responder
    • Obrigado pela visita, Bruna.
      Supondo que a taxa esteja correta, você deve pagar em torno de 8,9% de juros + IOF, ou seja, em torno de 9,4% de juros. Caro, né? Por isso sempre sugerimos sempre que não se pague valor inferior ao faturado pela instituição financeira.
      Atenciosamente
      Equipe Educando seu Bolso

      Responder
  • ola bom dia…acabei atrasando 2 faturas do meu nubank,gostaria de saber se e possível fazer um acordo ou uma renegociação de divida parcelada com todos os valores em aberto…????

    Responder
    • Olá Anderson, obrigado pela sua mensagem!

      Verificamos no site do Nubank e ao atrasar você automaticamente entra no Rotativo.
      No próprio aplicativo, você consegue verificar as opções para que você não fique mais em atraso.
      Verifique o quanto antes e o que o Educando seu Bolso recomenda é que você não deixe atrasar mais e, se porventura, você não conseguir pagar, parcele o quanto antes.

      Atenciosamente,
      Quintiliano Campomori
      Educando seu Bolso

      Responder
    • Olá Juzy, obrigado pela sua mensagem.
      Você pode pagar o boleto normalmente. Para saber os juros que serão cobrados, você deve, primeiramente, ir em “Minha Conta” e você verá qual a taxa de juros.
      Essa taxa é dada ao mês. Para saber o valor por dia (por ser em juros compostos), você deve usar a equação ieq = (1+i)^p/a – 1 ou entrar neste link.
      Atenciosamente,
      Quintiliano Campomori
      Educando seu Bolso

      Responder
    • Oi Fernando,
      Segundo o pessoal aqui do Blog que possui o cartão não há cobrança por inatividade não viu?! (o cartão pode ficar na gaveta)
      Grande abraço e obrigado pela confiança,
      Frederico

      Responder
    • Bom dia Matheus.

      Bom, vamos ver se consigo te responder. O Nubank não cobra anuidade e nenhuma outra tarifa. Quanto ao saque no Brasil, ainda não sabemos dizer pois a galera daqui do Blog que tem o cartão nunca usou a funcionalidade, mas enviamos email para eles para descobrir (quando responderem volto aqui pra completar a resposta). Já o saque no exterior é feito a uma taxa de conversão 4% acima do valor do dólar da PTAX de venda, no dia do vencimento da fatura, além é claro do IOF de 6,38%.

      Grande abraço e obrigado pelo contato.

      Responder
      • Oi Matheus.
        Complementando a resposta que lhe dei anteriormente, conforme prometido, acabamos de receber resposta do Nubank e é possível fazer saque em dinheiro no cartão em valor de até 5% o limite de crédito. Sem tarifas, ok?!
        Grande abraço.

        Responder
          • Prezado Lucas, obrigado por sua mensagem.
            O limite máximo é de 5% do limite total; se seu limite é de R$ 400,00, o máximo é, como você relatou, de R$ 20,00. Não existe a possibilidade de sacar mais que 5%.
            O Nubank não cobra tarifa pelo saque (porém, o Caixa Eletrônico pode cobrar). Há incidência de 6,38% de IOF + a taxa de juros que varia de 2,75% até 14% ao mês.
            A não ser que seja totalmente emergencial, o Educando seu Bolso não recomenda a sua utilização.
            Quintiliano Campomori
            Educando seu Bolso

            Responder
  • Olá, boa noite!
    Solicitei duas vezes o Cartão Nubank, recebi convite de um amigo, porém em ambas as vezes acredito que haviam restrições em meu nome no spc, e por isso os dois pedidos foram recusados. Já estou quase finalizando o período de 6 meses de espera (no começo de fevereiro completam-se os 6 meses), não estou mais no spc há pelo menos 4 meses, e solicitarei novamente o cartão. Minha dúvida é a seguinte: tenho 100% de financiamento no curso de graduação (FIES), as taxas cobradas trimestralmente estão todas em dia; o fato de possuir o financiamento pode me inviabilizar novamente a aprovação para solicitação do cartão?

    Agradeço a atenção, desde já.

    Att.

    Responder
    • Olá Luka,

      Até onde sabemos a metodologia de análise e concessão do cartão Nubank não são públicas, de forma que só eles mesmos podem dizer com certeza quais são as variáveis levadas em consideração na análise do crédito.

      De toda forma, arriscando um palpite, é bem provável que você tenha razão e que as restrições existentes ao seu nome no passado o tenham prejudicado. Não imagino que o FIES apenas seja um problema mas, infelizmente, temo que a memória deles para estes episódios de inadimplência no passado seja longa, ou seja, apesar de você não estar mais no SPC, imagino que eles ainda vão se lembrar disto por algum tempo a mais.

      Grande abraço, obrigado pela confiança e boa sorte.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *