Férias (em tempos de crise)…

Férias (em tempos de crise)…

O segredo é explorar atividades que a própria criança já gosta de realizar

Chegou o momento tão esperado pelas nossas crianças e talvez para os pais um pouco menos esperado e mais preocupante: CHEGARAM AS FÉRIAS!

Crianças em casa em tempo integral, pais nem sempre conseguem conciliar seus horários para tirar férias com os filhos… O que fazer? Qual a solução econômica para este momento do ano em que nossas crianças precisam gastar energia, vivenciar novas experiências e nem sempre o pai ou a mãe podem oferecer uma viagem ou colônia de férias…

Listamos algumas ações simples que podem auxiliá-lo a vivenciar este momento de uma forma mais tranquila e econômica:

  • Atividades manuais

Você pode criar uma rotina com ele e algumas coisas para que ele possa cumprir em seu dia. Por exemplo: ensinar sua filha a costurar e naquele dia ela terá que costurar um paninho de prato até a noite. Com o menino, ensine-o a pintar uma caixinha de madeira e lance o desafio de terminar a pintura até a sua volta para casa. Resultados reais do esforço do seu filho podem ajudá-lo a ocupar seu tempo de forma produtiva e lúdica.

  • Brincadeiras antigas

Jogos como  três-marias, pula-cela ou esconde-esconde, são simples e gostosos de jogar… Mas se não for possível, uma opção é convidar outros coleguinhas da escola para que eles se divirtam juntos… Um filminho ou gincanas são interessantes para distrair as crianças, sempre administrando o uso de eletrônicos para que não haja excessos. Ao final do dia, uma festa do pijama, é uma ótima opção.

  • Passeios fora de casa

Planeje ir ao playground no prédio, parques e outros lugares onde a criança possa se divertir ao ar livre. Lembre-se de levar protetor solar, boné e garrafinhas de água.

  • Estímulo à leitura

Incentivar a leitura é auxiliar na formação de um hábito fundamental para o desenvolvimento intelectual da criança e que deve vir do exemplo dos pais. Ler nos ambientes comuns perto da criança e com elas é algo positivo na formação deste hábito.

  • Alimentação Saudável

Procure manter o maior número de dias possível durante a semana o horário regular das refeições e do momento de dormir. Por mais que sejam férias, o ideal é manter uma alimentação saudável e criar brincadeiras divertidas com isso… Crie receitas interessantes, coloridas e ao gosto deles.

Também encontramos neste site 101 dicas divertidas e interessantes para que seu(sua) filho(a) possa se entreter neste momento em casa.

Todas nossas sugestões cabem no seu orçamento e podem proporcionar férias diferentes e divertidas! Bons momentos em família, junto aos seus!

Autor

Lívia Senna
Lívia Senna é mestre em Gestão e Administração Educacional pela Universidade de Coimbra, em Portugal, e pedagoga graduada pela UFMG. Atua na área de Educação Básica e Ensino Fundamental há 12 anos. Educadora também na área de graduação, concentra seus estudos e pesquisas na área de Educação Financeira para Educação Infantil e Formação de Professores.

One comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *