Consórcio: por que não é uma boa ideia?

Consórcio: por que não é uma boa ideia?

O economista Frederico Torres explica o modelo usado nos consórcios e lista os motivos pelos quais a modalidade pode não ser tão vantajosa quanto as propagandas vendem. O quadro Educando Seu Bolso vai ao ar dentro do programa Em Boa Companhia, da rádio Inconfidência 880 AM. Ouça aqui:

Assine nosso Podcast no

CastBox - Download from Google Play

Autor

Gerente dos Sonhos | Educando Seu Bolso

2 comments

    • Frederico Torres

      Oi Rafael,

      Olha, até existe um caso ou outro em que o consórcio fica vantajoso, como aliás costumamos dizer em posts e podcasts que você pode encontrar por aqui sobre o assunto, mas depende de sorte. Basicamente você tem que ser contemplado bem cedo no plano e sem ter que dar lance grande é isso.

      Note que a comparação direta dos custos do consórcio com os de um financiamento muitas vezes não é recomendável, pois ela desconsidera um fato crucial que é o seguinte: No financiamento você põe as mãos no bem de cara e no consórcio não e isso faz muita diferença financeiramente.

      Tomara que você tenha sido um dos poucos sortudos que consegue ser sorteado, ou contemplado com lance pequeno, daí provavelmente você terá razão e terá sido um bom negócio. Finalmente, há sempre razões não financeiras orientando as decisões financeiras que entendemos perfeitamente. A disciplina que ter que pagar uma prestação impõe a muitas pessoas, por exemplo, pode ser benéfica às suas finanças, servir de motivação, etc…

      Grande abraço, obrigado pelo contato e fique a vontade se quiser nos enviar mais informações sobre o seu caso.
      Frederico.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *