Pessoas com a vida financeira em dia são mais atraentes, diz pesquisa

Pessoas com a vida financeira em dia são mais atraentes, diz pesquisa

Estudo norte-americano mostra que 55% dos cidadãos dos Estados Unidos consideram que a forma de organizar as finanças é um dos principais atrativos nos possíveis pretendentes. Conforme a idade, quanto maior a capacidade de guardar dinheiro, mais atraentes as pessoas se tornam. Você se esforça para se tornar mais atraente?

Este é um tema interessante porque a maior parte das pessoas não se casa por dinheiro, no entanto, a escolha de um par indisciplinado financeiramente pode levar a maiores conflitos e insegurança, o que influencia na qualidade do relacionamento e de vida.

Por outro lado, muitas pessoas são atraídas pela possibilidade do parceiro lhe proporcionar uma vida confortável, luxuosa, tranquila, e podem se sentir atraídas pelas aparências. No entanto, isso pode não durar muito se não for acompanhado de equilíbrio.

Cerca de 76% consideram alta ou moderada a importância de se encontrar um par com filosofia semelhante em relação a dinheiro e finanças. Certamente, em uma sociedade consumista como a contemporânea, isso tende a ter um peso especial. Esse alinhamento tende a reduzir os atritos e a instabilidade que podem surgir em um relacionamento em virtude de necessidades financeiras.

A organização financeira é fundamental para tornar mais fácil a realização de sonhos individuais e familiares. Casais organizados financeiramente tendem a conhecer o poder dos juros compostos e, se agirem com paciência, disciplina, respeito, tolerância, companheirismo e humildade, poderão caminhar para uma situação harmoniosa e confortável bem mais rapidamente.

Esses casais reconhecem a importância da autonomia dos indivíduos, em vez da independência, e visualizam os ônus e bônus dessa evolução. A autonomia para escolher o que comprar para abastecer a geladeira, por exemplo, contribui para a autoestima humana da mesma forma que discutir o orçamento para o mês seguinte e cumpri-lo aumenta a cumplicidade do casal.

Para aqueles que buscam se tornar mais cativantes por meio da organização financeira, é fundamental:

  • O autoconhecimento para diferenciar o que é necessário do que é supérfluo, para  correr, de forma eficiente, atrás daquilo que trará realmente felicidade. 
  • Planejamento para minimizar a possibilidade de surpresas indesejadas. 
  • Disciplina para executar o planejamento, que evoluirá com o alcance das metas.

Mais importante do que ter é ser e isso depende da filosofia de vida escolhida.

Autor

João Luís Resende
João Luís Resende é mestre em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais e atua na área econômica há 13 anos, com experiência na indústria bancária, energética e financeira. Neste espaço, vai apresentar estratégias de uso eficiente do dinheiro para satisfazer necessidades e desejos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *