O GERENTE RESPONDE: Quanto custa manter um carro?

O GERENTE RESPONDE: Quanto custa manter um carro?

“Escutei o programa em que você dizia que carro não é investimento e que, pelo contrário, gera muita despesa. Fiquei bastante interessada. Tenho um Honda Fit 2012 Dx 1.4 flex financiado. Você pode me ajudar a entender quanto exatamente me custa o meu carro?”
JAQUELINE – POR E-MAIL

Toda vez que mostro esta conta para uma pessoa pela primeira vez, ela se assusta. Portanto, prepare-se, pois se você colocar tudinho na ponta do lápis, verá que manter um carro é muuuito caro.

Considerando a desvalorização do automóvel, despesas de manutenção, combustível para 10 mil quilômetros rodados no ano, taxas como IPVA, licenciamento e seguro obrigatório, além do próprio seguro do veículo e o custo financeiro, que são só os juros que você paga no seu financiamento. Note bem, não considerei o valor total da prestação, apenas os juros. Mas chega de suspense. No caso da leitora acima, o carro custa a ela nada mais nada menos que R$ 21 mil por ano! Aposto que é bem mais do que ela imaginava.

E você? Já colocou no papel quanto o seu carro lhe custa por ano?

Autor

Frederico Torres
Profissional do mercado financeiro há 20 anos e interessado em como fazer o $$$ parte de nossa vida de forma mais saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *