A ‘santíssima trindade’ da educação financeira

A ‘santíssima trindade’ da educação financeira

Outro dia um amigo me perguntou quais são, na minha opinião, os pilares da boa educação financeira. Confesso que tive que pensar… Sabem como é, né?! Pergunta boa tem que ser saboreada!

Depois de matutar um bocadinho, vou me arriscar a respondê-lo da seguinte forma: auto-conhecimento, planejamento e disciplina, a meu ver, formam um tripé muito sólido para a boa vida financeira.

Vamos por partes: por que o auto conhecimento é importante? Porque somos seres humanos, temos a nossa psicologia, gostos e propensões a economizar/gastar mais nisto ou naquilo. Pense bem, de que adianta que eu dê conselhos sobre a inutilidade da compra de bens supérfluos, como sapatos de grife, sem considerar eventual paixão da consumidora por este item? Em resumo, você deve se conhecer em primeiro lugar e com isso saber onde gasta e o que faz você feliz. Afinal, dinheiro é para nos fazer feliz, e não pra gerar dor de cabeça, não é mesmo?!

Baseados nesse autoconhecimento, passamos ao segundo pilar: planejamento. Se o que faz você feliz é ter o closet da Imelda Marcos, com milhares de pares de sapatos, planeje-se para isso. Avalie receitas e despesas, faça um orçamento que permita a você, daqui a algum tempo, abrir a porta do tal closet, encontrá-lo do jeito que sonhou e mostrá-lo pras suas amigas. Simples, não?! Pois é, mas quase ninguém faz…

Finalmente o terceiro item do tripé: exercite a disciplina no seu dia a dia. Sem ela, seu objetivo não será atingido. Como assim? Bom, se você se autoavaliou, parou pra fazer um bom orçamento e se planejar, a disciplina nada mais é do que exercitar diariamente esse planejamento. Colocar em prática! Resumidamente, trata-se de fazer com que aquilo que você realmente gasta no mês esteja o mais próximo possível do que você planejou. Rédea curta, nada de escapadinhas. Afinal, lembre-se: no fim do arco-íris tem um pote de ouro, ou melhor, um closet cheíssimo de sapatos de grife chiquérrimos que vão deixar suas amigas de queixo caído!

Autor

Frederico Torres
Profissional do mercado financeiro há 20 anos e interessado em como fazer o $$$ parte de nossa vida de forma mais saudável.

2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *