O GERENTE RESPONDE: Aplicativos para organizar as finanças

O GERENTE RESPONDE: Aplicativos para organizar as finanças

“Prezado Frederico, primeiro gostaria de parabenizar-lhe pela palestra na AGU-MG.A minha dúvida refere-se a indicação de um aplicativo seguro para controle das finanças, em que possam ser disponibilizadas planilhas, tanto para computador quanto para iPhone. Esses aplicativos que acessam os dados do bancos, a exemplo do guiadebolso, são seguros?”
MELISSA – POR E-MAIL

Sobre os aplicativos, apesar de não utilizá-los pessoalmente, já li análise afirmando segurança, mas é difícil afirmar isso com certeza, ainda que de uma maneira mais geral. Sendo assim, o que posso recomendar para quem está preocupado com o uso de aplicativos de terceiros são funcionalidades dos sites dos próprios bancos. No caso do Banco do Brasil, que parece ser o principal banco de relacionamento de vocês aí na AGU, há, por exemplo, o Gerenciador Financeiro Pessoal disponível para os correntistas, dentro do internet banking. Lá dentro é possível:

– Classificar seus lançamentos de receitas e despesas para melhor controlar suas finanças (no caso do cartão de crédito e mesmo no de débito, o próprio aplicativo já pré-classifica pra você: por exemplo, se você sai para almoçar e paga a conta no cartão, o aplicativo já classifica esse lançamento como “bares/restaurante”);
– Fazer um orçamento desses lançamentos para planejar melhor a utilização futura do seu dinheiro;
– Analisar a evolução das suas finanças pessoais ao longo do tempo (lá tem algumas opções de gráficos e relatórios que te ajudarão nisso);
– Separar o seu orçamento em “visões” (por exemplo, uma pessoal e outra profissional, o que poderia ser muito útil para profissionais liberais);
– Gerenciar várias “contas”: a própria conta corrente, um ou mais cartões de crédito, permitindo que você conheça e gerencie melhor seus meios de pagamento.

Você o encontra do lado direito da tela do internet banking, no item meu menu/mais transações e depois no item serviços. Ou, na barra de pesquisas dentro do internet banking, busque o “Gerenciador Financeiro Pessoal”. O link para o manual você encontra neste link, mas sinceramente, achei que o manual ficou um pouco mais confuso do que o próprio uso do gerenciador.

Autor

Frederico Torres
Profissional do mercado financeiro há 20 anos e interessado em como fazer o $$$ parte de nossa vida de forma mais saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *