O que você está procurando hoje?

Vale a Pena Ser Sócio Torcedor?

Ser ou não ser sócio torcedor

Dependendo do time, não vale. Não vale nem ser torcedor, quanto mais ser Sócio Torcedor. Mas vamos deixar a descontração de lado e refletir em que condições vale a pena associar-se.

Para ser Sócio Torcedor você paga uma taxa, geralmente anual, ainda que dividida em parcelas mensais, que não costuma ser muito barata. Naturalmente o Sócio Torcedor tem benefícios interessantes. Alguns deles: ingressos mais baratos (e preferenciais) do que os demais equivalentes vendidos em bilheteria, desconto em produtos, enfim, há benefícios reais. Existe até uma empresa de bebidas que, de tempos em tempos, promove suas cervejas oferecendo descontos aos sócios de alguns clubes. Claro: os patrocinados por ela.

Os benefícios compensam?

Apesar de haver benefícios reais, tirando a questão apaixonada (sei de gente que é Sócio Torcedor apenas para ajudar o time), a grande questão é: você vai usufruir destes benefícios? Você vai ao estádio com frequência suficiente para que o benefício “se pague”? Você se interessa pelos produtos comumente ofertados? Esta é a importante reflexão que te convido a fazer, aparentemente simples.

 Mas porque estamos falando sobre Sócio Torcedor? Porque temos um paralelo muito interessante a fazer, e que, por se tratar de algo menos apaixonado e de menor valor, poucos estão atentos a ele: o pacote de tarifas bancárias.

Paralelo com tarifas bancárias

 Um pacote de tarifas bancárias é muito semelhante a ser Sócio Sofredor de um banco. Também só vale a pena se você usufruir da cesta de serviços em quantidade mensal suficiente para que o pacote “se pague”. Você pode ter um pacote que inclui sei lá quantos extratos mensais, outros tantos saques, depósitos, TED, DOC, etc., etc., etc… Mas você tem que ver, ao pagar os serviços individualmente de acordo com o que você realmente usa por mês, se vale a pena.

 Não estou defendendo nem condenando os pacotes de tarifa. De modo algum. Assim como não condeno os programas de Sócio Torcedor. Se você usufrui dos serviços em quantidade que vale a pena contratá-los, porque não?

Porque oferecem os pacotes?

 Você pode estar pensando: porque o banco oferece pacote de tarifas se ele é vantajoso para mim? Vejo duas razões mais evidentes: garante receita mensal e fideliza o cliente. Garante receita mensal a partir do momento que você tem compromisso de ser debitado todo mês determinado valor. Fideliza o cliente porque reduz os custos dele e incentiva o uso dos serviços dos bancos. E você se torna sócio torcedor do seu banco.

 Finalmente, ressalto que não é pequena a receita gerada pelos pacotes de tarifa. Só para se ter uma ideia da dimensão disto, conforme balanço divulgado pela CAIXA no 1º trimestre de 2014, a receita com pacote de tarifas cobriu praticamente todo o custo com a despesa de pessoal. E estamos falando de algo em torno de 100.000 empregados. É mole?

 Abraços e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *