O que você está procurando hoje?

Estamos tentando ficar ricos do jeito errado

Ricos do jeito errado

Estamos tentando ficar ricos do jeito errado. Vai ser difícil ficar rico devendo tanto dinheiro e investindo tão pouco. Entenda e mude seu comportamento.

Qual o seu sonho?

Minha impressão é que se o gênio da lâmpada concedesse a realização de um sonho a cada um de nós, a grande maioria escolheria “ficar rico”. Bom, considerando que ficar rico é um desejo tão forte e de tantas pessoas, é de se esperar que no século 21 já tivéssemos aprendido a melhor maneira de atingir este objetivo, não é mesmo? Pois é aí que eu acho que pode estar o problema: estão querendo ficar ricos do jeito errado!

Busquem pela memória a última vez que conversaram ou leram sobre algo parecido com este tema e provavelmente se lembrarão de assuntos relacionados a investimentos. Os exemplos que me vêm à cabeça são:

  • Como o fulano ganhou dinheiro na bolsa de valores;
  • Aquelas dicas quentíssimas sobre como escolher ações;
  • Artigos sobre estratégias no mercado acionário, inclusive usando derivativos;
  • A maneira que o “Beltrano” usou para ficar rico investindo em imóveis;
  • O quanto alguns ativos financeiros, que a gente mal consegue falar o nome e menos ainda entender como eles funcionam, rendem bem mais do que as tradicionais poupança e/ou CDB.

A esta altura já deve ter algum leitor pensando “Poxa vida, este cara escreve sobre finanças pessoais e está prestes a dizer que entender de investimentos não é importante?”. Não me entendam mal, não é exatamente isso. Mas é por aí…

Tudo a ver

Como assim? Esclareço. A principal mensagem que gostaria de transmitir a vocês é que para o brasileiro médio hoje é mais fácil ficar rico gerenciando bem dívidas e custos financeiros do que rebolando para tentar fazer com que suas aplicações financeiras passem a render 110% do CDI, ao invés de 100%.

Dados do Banco Central apontam aproximadamente 63 milhões de endividados no Brasil. Quase um terço da população total do país. Se considerarmos apenas a população economicamente ativa, então, a coisa piora. Alguns milhões de pessoas devendo o financiamento imobiliário, com um saldo devedor mediano de R$ 250.000,00 (média). Outros tantos milhões financiando veículos, com dívida mediana de aproximadamente R$ 30.000,00.

Quem aplica e tem dívidas ao mesmo tempo?

Pergunto: quantos destas dezenas de milhões de pessoas têm aplicações financeiras em montante superior ou equivalente às suas dívidas? Me arrisco a responder que uma pequeníssima parte. Ou seja, eles têm patrimônio financeiro líquido negativo. Em outras palavras, devem mais do que possuem aplicado.

Daí vem o ponto abordado neste texto de hoje, e que me intriga. Por quê, então, estas pessoas continuam dedicando o pouquíssimo tempo que destinam à gestão de suas finanças para encontrar os “melhores investimentos”?

Financeiramente falando (e pensando em ficar rico), não seria mais vantajoso que eles se dedicassem a tentar reduzir os custos de suas dívidas, passar a dever menos e começar a investir mais? Quem tiver algum palpite e quiser compartilhar com este humilde autor, fique à vontade. Desde já agradeço.

Até a próxima.

(Publicado também, com ajustes, em http://dinheirama.com/blog/2014/01/15/estamos-tendando-ficar-ricos-do-jeito-errado/)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *