O que você está procurando hoje?

Devo investir em CDB ou Caderneta de Poupança?

Banner_afiliado_XP

CDB ou Caderneta de Poupança? Caderneta de Poupança ou CDB?

Onde devo investir com R$10 mil? Veja o post e descubra qual a melhor opção de investimento para o seu dinheiro de acordo com o tempo. O grande dilema entre CDB ou Caderneta de Poupança…

Outro dia uma amiga recebeu R$10 mil e, como boa mineira que ela é, me ligou querendo conselhos para aplicar o “dindin”. Fui com ela até a agência dela e deixei que ela conversasse com o gerente. Se você ainda não leu, recomendo que leia o texto que falei que Meu Gerente não é lá muito meu amigo.

Conseguiu entender o gerente?

Depois do “menino” bombardeá-la com um monte de siglas indecifráveis para o cidadão comum, decidi intervir para tentar simplificar. O dinheiro era importante pra ela e eu não achei legal que minha amiga aplicasse em alguma coisa que não conseguisse entender. E, se deixasse a conversa fluir naturalmente, seria convencida a investir em um ótimo título de capitalização. No final das contas isto nos restringiu apenas à boa e velha poupança e ao CDB.

O gerente tinha os 2 produtos: a poupança com sua rentabilidade oficial, que hoje gira em torno de 6,3% a.a., e o CDB, oferecido com rentabilidade de 80% do CDI. Minha amiga logo olhou pra mim esperando a solução e eu… travei!

Pensei comigo: “A agora? Xiiiii… não sei qual dos 2 escolher de imediato. Preciso fazer as contas e consultar outras fontes”. Essa atitude nos levou a ter que adiar a aplicação em algumas horas.

Confesso que percebi que isto a decepcionou um pouco. Por isso decidi compartilhar com vocês minha conclusão, considerando as taxas atuais de mercado.

CDB ou Caderneta de Poupança: em qual devo investir?

Então, a regrinha de bolso para os outros amigos mundo afora é: defina em qual das quatro colunas de prazo da tabela acima você está. A partir daí, exija no mínimo o percentual constante da 2ª linha para trocar a poupança pelo CDB.

No caso da minha amiga, com o CDB rendendo 80% do CDI, ela só deveria optar pela poupança se fosse precisar do dinheiro antes de 6 meses. Ou seja, se sua decisão fosse por uma aplicação de curtíssimo prazo. Caso pudesse manter o dinheiro aplicado por mais tempo que isto, ela deveria ficar com a oferta do CDB.

Cabe lembrar que o percentual do CDI oferecido nos CDBs pode e deve ser negociado. Quanto maior melhor. Até a próxima.

(Publicado também em http://dinheirama.com/blog/2013/12/30/investir-em-cdb-ou-poupanca/)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *